Líder .. como ajudar seu time aprimorar suas competências!

Primeiro passo

O mapeamento deve ser inicialmente de onde o individuo esta para onde deseja chegar, deve se levar em conta cargo ou função que a pessoa atua em sua empresa. Esse processo é MUITO importante para a carreira dos profissionais. O resultado é relevante tanto para empresa quanto para o empregado, trazendo uma evolução continua e transparência de ambas as necessidades. Para isso é preciso primeiramente ter a definição do papel e responsabilidades para que o líder cruze as competências esperadas, isso já irá ajudar ser mais assertivos nas contratações.

Segundo passo

A seguir criamos um plano de desenvolvimento para levantar quais ações o profissional precisa para conquistar novas competências ou aprimora-las. Para isso existem alguns níveis de crescimento como novato, iniciante,competente, profissional e eficiente que caraterizam os tipos de avaliação. Eu geralmente executo essa ação de três em três meses para acompanhar e ajudar a evolução dos meus liderados.

Competências , habilidades e atitudes

O método CHA é o conjunto de conhecimento , habilidades e atitudes que nos traz competências, conhecimento (saber o que fazer), habilidade (saber como fazer) e atitude (querer fazer ) . Para o avanço de nível de carreira não pode faltar a evolução de nenhum desses critérios pois eles andam juntos para uma nova posição ou cargo, eles são os balizadores do quanto a pessoa está preparada.

Esse processo é muito importante para a evolução de carreira, se sua empresa não executa esse processo crie você mesmo, apresente para seu gestor seu plano, com ele você terá indicadores que geram transparência na sua caminhada dentro da empresa. A carreira é sua! Seja o protagonista dela 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *